Por Dr. Luiz Merlo Jr
Tem sido com muita frequência que ouço esta pergunta, seja na clínica ou muitas vezes por meio de mensagens endereçadas no nosso site ou em mensagens no Instagram da clínica.
Ou seja, esta dúvida existe e tentarei esclarecer de uma forma simples, espero!
Para começar seria bom entendermos que tanto as facetas quanto as lentes de contato dentais são laminados, ou seja, lâminas de cerâmica (porcelana) que são coladas aos dentes para corrigir alguma deficiência que os dentes naturais apresentem.
Então o que as difere?
Basicamente somente a espessura de uma em relação à outra.
As facetas são mais espessas (mais grossas) do que as lentes de contato. E esta diferença não é simplesmente um gosto ou preferência do dentista ou do paciente. A escolha de uma ou outra é definida após um rigoroso diagnóstico do problema a ser corrigido e do resultado que se busca com o tratamento.
Normalmente as lentes de contato precisam de um preparo dos dentes (desgaste) menor do que nas facetas, mas por exemplo, se o que se deseja é corrigir a cor dos dentes, dificilmente será possível fazê-la com lentes, pois será preciso uma espessura maior do laminado para conseguirmos um resultado satisfatório. Logo as facetas serão o trabalho indicado para esta situação.
As lentes de contato serão mais indicadas quando o que queremos corrigir é a forma inadequada dos dentes ou mesmo desproporções de tamanho.
Portanto, antes da realização de um trabalho de laminados, um correto diagnóstico, uma atenção especial aos anseios do paciente e uma conversa aberta entre profissional e paciente serão sempre o meio de alcançarmos resultados de excelência com satisfação para todos.
Esclarecedor!