SorriOne

Dentes do siso

Por Dr. Luiz Merlo Jr.

A palavra siso significa: prudência, bom senso, juízo.

Os terceiros molares são comumente chamados de dentes do siso e popularmente de dentes do juízo. Como são os últimos dentes a nascerem, acontecendo no período da adolescência ao início da fase adulta, vem daí esta associação. Ou seja, é esperado que o adulto jovem crie juízo e que então seus dentes do siso serão bem-vindos à boca para coroar esta transformação. Não me parece que nenhuma das duas premissas se cumprem, a primeira porque maioridade nem sempre é sinônimo de responsabilidade, e muito frequentemente a irrupção dos dentes do siso não acontece de uma forma tão tranquila e sem problemas a ponto de o esperarmos com festas e boa vontade como poderia se supor.

O que observo nestes longos anos de atuação clínica é que uma maioria dos pacientes apresentam problemas antes, ou durante, ou depois da fase de “nascimento” dos dentes do siso.

São casos de dentes que já se formam em uma má posição que os impedem de vir para a boca, ficando “inclusos”. Outra situação é quando o siso irrompe parcialmente por estar impactado no dente anterior a ele. E ainda, há os casos em que conseguem vir para a boca, porém, nascem em má posição dificultando sua higienização e levando a inflamações frequentes da gengiva ao seu redor e a cáries.

Todo dente do siso deve ser retirado?

Eu acredito que não. O que é preciso é um bom acompanhamento na fase em que ele está se formando, ainda intraósseo, e durante a fase em que ele deveria vir para a boca. Acompanhar sua posição, seu tamanho, sua inclinação e a oferta de espaço para que ele sai e se acomode. E só assim poderá ser decidido seu destino: fica ou vai?

A extração dos dentes do siso já foi o terror de muitos pacientes que relatam experiências não muito agradáveis. Porém, com os recursos atuais para um aperfeiçoado diagnóstico com radiografias, tomografias, exames laboratoriais precedidos de uma detalhada anamnese, e o uso de recursos e técnicas cirúrgicas modernas e mais efetivas, como a utilização de sedação, podemos transformar o pesadelo em uma experiência muito mais tranquila e previsível.

E o importante é ficar seguro de que o seu juízo não irá se perder juntamente com o dente extraído. Embora muitas vezes todos temos vontade de perder completamente o juízo.

Abraços! E juízo para todos!

2 comentários

    1. Oi Hélio. Exatamente. Você é um caso onde optamos por manter o dente do siso e fazer controle periódico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *