SorriOne

O futuro no presente

Por Dr. Luiz Merlo Jr.

Podemos dizer que o futuro da Odontologia está acontecendo hoje.

Nos últimos anos um grande avanço ocorreu na Odontologia. Novas e poderosas ferramentas digitais que aprimoram o trabalho do cirurgião dentista e sua equipe, e trazem aos pacientes tratamentos mais previsíveis e com muito mais conforto, surgem frequentemente.

Hoje recursos como aparelhos e sensores de raios X digitais permitem que radiografias sejam obtidas de forma muito mais rápida e com muito menos radiação que os aparelhos convencionais. O exame clínico da boca hoje, quando realizado com as câmeras intraorais, possibilitam um detalhamento no diagnóstico dos problemas dentários e gengivais que o antigo espelhinho não é capaz de mostrar.

Durante muito tempo as moldagens das arcadas dentárias, com moldeiras carregadas de material para se conseguir os modelos de gesso (impressões físicas), têm sido usados. Mas, atualmente os scanners intraorais são uma realidade em muitos consultórios e substituem os métodos tradicionais de moldagens por imagens 3D das arcadas dentárias na tela de um computador. Os scanners fazem uma varredura nos dentes e gengivas e constroem em minutos um modelo digital virtual, que pode ser usado para diversos trabalhos na clínica.

Scanner 3D iTero Element 5D manipulado pelo Dr. Luiz Merlo Jr, na SorriOne.

Estas imagens podem ser enviadas pela internet para o paciente, para o laboratório de prótese e para a discussão de um caso clínico com outro colega ou em uma junta odontológica.

Soma-se a isso os inúmeros programas e aplicativos de computador que permitem planejamentos para tratamentos dos mais simples aos mais complexos, de uma simples restauração a uma reabilitação oral completa, seja ela em dentes ou sobre implantes. De um planejamento ortodôntico com aparelho fixo ou com alinhadores dentários, até nos casos de cirurgias Ortognáticas, onde os maxilares e dentes serão corrigidos virtualmente antes de se iniciar o tratamento propriamente dito.

Tudo isso significa

  • mais conforto para o paciente, que não precisa ter o molde da boca, toda vez que necessitar de um trabalho;
  • rapidez, pois um escaneamento pode ser feito em poucos minutos;
  • maior previsibilidade dos resultados planejados, em todos os tratamentos, inclusive com alinhadores ortodônticos;
  • dispensa modelo físico e armazenagem destes, pois o modelo virtual fica guardado numa “nuvem” (Cloud Computing) e pode ser acessado a qualquer momento;
  • simulação de planejamento (antes e depois);
  • versátil: pode ser utilizado em inúmeros procedimentos na clínica.

E quando, porventura, um modelo real das arcadas se faz necessário, entram em cena as impressoras 3D reproduzindo com todos os detalhes e fidelidade as imagens capturadas pelo scanner.

Vivemos na Odontologia uma revolução tecnológica que se iniciou já há alguns anos e que tem evoluído a cada ano, colocando sempre o cirurgião dentista no centro das decisões e facilitando a execução dos procedimentos com uma qualidade e previsibilidade maiores. Ninguém pode ficar de fora destes benefícios que o futuro nos apresenta hoje.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *